Em quatro anos, Curitiba terá mais idosos do que crianças

Segundo projeção populacional recente realizada pelo Instituto Paranaense Econômico e Social (Ipardes), em 2022, Curitiba terá mais moradores acima dos 60 anos do que crianças e pré-adolescentes com até 14 anos. O estudo indica que a população em quatro anos deve ser de 1.937.699 pessoas, sendo 17,16% com mais de 60 anos e 17,07% crianças…

Continue lendo

Começo de ano: hora de organizar também os documentos essenciais

“Independentemente de idade, condição de vida, ou de saúde, existem alguns documentos que devemos ter sempre atualizados, e se você não tem, o começo do ano é um momento importante para essas providências”. A orientação é da advogada Carla Barusso, especializada em atendimento de casos relacionados a idosos, pessoas com deficiência ou doentes crônicos. “A…

Continue lendo

Pacientes com câncer possuem direitos

Depois do Outubro Rosa, quando muito se falou sobre o câncer de mama e a importância da prevenção, entramos agora no Novembro Azul, quando o foco passa a ser o câncer de próstata e a conscientização sobre a importância de exames regulares e diagnóstico precoce. O movimento começou na Austrália e visa orientar os homens…

Continue lendo

Dia do Deficiente Físico

Hoje, Dia do Deficiente Físico, que tal falarmos um pouquinho sobre acessibilidade? É um dos direitos das pessoas com deficiência física conseguir acessar sem dificuldades vias e espaços público, mobiliários urbanos, instituições de ensino, entre muitos outros locais. Mas na prática nem sempre é assim, não é mesmo? Se você tem alguma dúvida sobre os…

Continue lendo

Você sabe quais são os direitos das pessoas com deficiência?

Elas possuem direitos fundamentais, que muitas vezes não são respeitados Este ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla (de 21 a 28 de agosto) tem como tema “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. A celebração começou em 1964, com a Semana do Excepcional, homenageando o trabalho das Apaes e também…

Continue lendo